Como otimizar o controle de estoque de sua empresa
14 jun 2021 por
B7 Digital

O que é controle de estoque?

O controle de estoque é uma área muito importante para uma empresa, seja ela uma loja online ou física ou até mesmo uma indústria. Através dele, a empresa consegue ter um controle total e detalhado de todos as mercadorias que existem e que ainda devem ser compradas para suprir às demandas.

Qual a importância de otimizar o controle de estoque de sua empresa?

Com um controle de estoque eficiente, a empresa consegue fazer uma administração dos recursos existentes e de que forma e quando eles serão utilizados, levando em consideração dados essenciais como o prazo de validade dos produtos, sua necessidade, etc.

Possuindo um controle de estoque em sua empresa você consegue até mesmo ter dados precisos sobre as vendas realizadas, conseguindo otimizar os seus processos internos, visando melhores resultados. Além disso, com dados essenciais como número de produtos vendidos, quais produtos saem mais, quais sobram muito no final do mês, etc, sua empresa consegue fazer uma compra de recursos para o estoque de forma otimizada, a fim de evitar desperdícios e prejuízos.

controle de estoque

5 dicas para um controle de estoque eficiente.

Agora que você já sabe o que é o controle de estoque e qual a sua importância para sua empresa, vamos apresentar 5 dicas para você implementar de forma eficiente um controle de estoque.

Registrar todas as entradas e saídas em um sistema automatizado.

Essa é uma tarefa essencial para o controle de estoque, independente de seu tamanho. Você deve registrar todos os objetos que entram e saem do seu estoque e é importante utilizar um sistema automatizado para te auxiliar nesse trabalho.

Isso porque, fazendo o registro de seu estoque em planilhas simples, a chance de ocorrer um erro humano é muito grande. Isso pode comprometer toda a sua contagem e todo o processo do estoque.

Um sistema automatizado consegue ajudar a organizar todos os detalhes de cada objeto que você possui no estoque, facilitando muito a gestão e reduzindo a chance de falhas.

Você deseja utilizar um sistema automatizado para otimizar o controle do estoque de sua empresa? Clique aqui e entre em contato com a equipe da B7 Gestão.

Padronizar a descrição dos itens no sistema.

É de extrema importância que você crie e mantenha um padrão bem claro no sistema sobre os produtos que você está cadastrando. Isso é essencial para que não haja confusão e permite que, olhando para o sistema, você consiga identificar o que está e o que não está no seu estoque.

A melhor forma de organizar bem o controle de seu estoque é utilizar um sistema integrado, onde você consegue fazer de forma clara e rápida essa padronização e consegue personalizar a descrição de seus produtos de acordo com a sua necessidade. Isso pode facilitar e agilizar muito o seu trabalho, pois com uma organização clara você consegue saber quais e quantos produtos seu estoque possui, sem precisar procurá-los fisicamente.

Comprar na medida certa.

Para uma maior otimização e organização do seu estoque, evitando perdas e desperdício de recursos é essencial que sua empresa saiba comprar seus produtos na medida certa e de acordo com a demanda. Possuir um estoque muito grande e muitas vezes até desnecessário pode trazer grandes prejuízos para sua empresa, ainda mais se esses produtos forem perecíveis.

Para evitar essa dor de cabeça é essencial que sua empresa consiga fazer uma análise junto com o time de marketing e vendas para estabelecer os recursos que serão necessários em cada período de tempo para atender às demandas dos clientes. Com isso, sua empresa consegue calcular uma aproximação dos produtos que devem ser comprados e armazenados no estoque, evitando a compra em excesso e evitando também a falta de recursos.

Inspecionar periodicamente o seu estoque.

Mesmo tomando todos os cuidados possíveis e criando uma padronização para a descrição de seus produtos no estoque, pode ocorrer alguma falha humana ou até mesmo do sistema, fazendo com que, por exemplo, um produto entre ou saia do estoque sem ser devidamente cadastrado ou algum produto perecível tenha vencido por não ser cadastrado corretamente.

Essas são falhas que podem ocorrer em sua empresa, gerando problemas de operação e até mesmo prejuízo. Portanto, é essencial que sua empresa estabeleça uma rotina de inspeções periódicas para a contagem e observação dos produtos que estão no estoque. Essa rotina pode ser mensal, semanal, diária, etc, dependendo do tamanho do seu estoque, do tipo de produto que você armazena e dos riscos envolvidos neste armazenamento.

Utilizar boas práticas de separação.

Para facilitar o controle do estoque, otimizando espaço e tempo é necessária a adoção de algumas práticas de separação. Dentre elas estão:

Criar um espaço inteligente

Para manter uma boa organização do seu estoque é essencial que você saiba separar e armazenar os produtos levando em consideração o espaço disponível. Saber quais mercadorias devem ser armazenadas em lugares mais acessíveis do que outras, por terem um uso mais constante é um exemplo de otimização de espaço. Além disso, levar em consideração o tamanho e o encaixe dos produtos no estoque, a fim de desperdiçar o mínimo de espaço possível é essencial para a organização do seu estoque.

Tomar cuidado com as características dos produtos

Saber quais produtos são mais perecíveis que os outros, por exemplo, é essencial para uma boa organização dos itens no estoque a fim de evitar desperdícios. O mesmo vale para produtos que possuem algum risco no manuseio ou são mais sensíveis e devem ser armazenados de forma especial.