O que é Inbound Marketing e a importância para sua empresa.
02 maio 2021 por
B7 Digital

O Inbound Marketing pode ser descrito como o conjunto de estratégias utilizadas por uma marca ou empresa para atrair novos potenciais clientes sem necessariamente “correr atrás” deles. Para exemplificar, com certeza você já pesquisou sobre algum assunto nos mecanismos de busca do Google e achou algum site ou blog sobre o termo que você pesquisou e que pertence à uma empresa. Muito provavelmente, para que você encontrasse esse site, foram utilizadas pela empresa estratégias como Marketing de conteúdo, SEO, etc., que permitiram que o conteúdo deles chegassem até você, que por ter pesquisado sobre esse assunto específico, pode ser caracterizado como um potencial cliente dessa empresa. Isso é Inbound Marketing.

Nesse exemplo ficou bem claro o conceito geral do Inbound Marketing. Você, o potencial cliente, descobriu e começou a ter contato com essa empresa através de um conteúdo que ela postou na internet. A empresa, por sua vez, ganhou um potencial cliente sem ter ido atrás dele. Essa é a essência da estratégia de Inbound Marketing: O cliente vem até a empresa, atraído por seu conteúdo e não vice-versa.

O que é Inbound Marketing e a importância para sua empresa.

Diferença entre Inbound e Outbound Marketing.

Esses são dois conceitos totalmente diferentes e que costumam ser confundidos. Entender as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing é essencial para sua empresa traçar a melhor estratégia de divulgação e que envolva, em harmonia, esses dois conceitos.

Como já foi falado anteriormente, as estratégias de Inbound Marketing são responsáveis por atrair os potenciais clientes para sua empresa sem que a empresa faça o contato. O cliente conheça e chega por conta própria à empresa. Essas estratégias envolvem principalmente a produção de conteúdo e relacionamento com o cliente.

Por sua vez, o Outbound Marketing, mais conhecido como Marketing Tradicional, diz respeito aos anúncios pagos, seja pela televisão, redes sociais, outdoors, folhetos, etc., onde sua empresa e seus produtos são apresentados diretamente para uma grande audiência. Diferentemente do Inbound Marketing, nessa estratégia a empresa que vai até o cliente e não vice-versa.

O erro que muitas empresas cometem ao traçar suas estratégias de divulgação é o não entendimento desses tipos de marketing e a priorização de um deles. Para uma estratégia eficaz é essencial que sua empresa utilize o Inbound e o Outbound Marketing para assim manter o fluxo constante de clientes e potencializar os resultados.

É necessário também ter em mente que o Inbound Marketing é uma estratégia bastante eficaz, pois prepara melhor o potencial cliente para a compra, além de ser uma estratégia com um custo relativamente baixo. No entanto, o Outbound Marketing pode trazer um fluxo maior de pessoas para sua empresa, mesmo que não sejam tão qualificadas quanto no Inbound, mas que pode aumentar bastante a visibilidade de sua empresa no mercado.

Benefícios do Inbound Marketing.

Agora que você já sabe o que é o Inbound Marketing e quais são as principais diferenças dele para o Outbound Marketing, vamos aos benefícios de se utilizar essa estratégia para o posicionamento online de sua empresa.

Alcance do público certo.

Muito mais que atrair uma grande quantidade de potenciais clientes para sua empresa, que podem ou não estar interessados em comprar um produto ou contratar um serviço de sua empresa, o Inbound Marketing é responsável por atrair pessoas qualificadas e que tenham interesse no seu negócio.

O potencial cliente que chega até sua empresa através de um conteúdo de qualidade e segmentado de acordo com o seu nicho de atuação é muito mais propenso a fazer negócio com você. Isso porque, se a pessoa pesquisou por algum assunto na internet significa obviamente que ela possui algum interesse nesse determinado assunto. Portanto é muito mais provável que essa pessoa faça negócio com sua empresa do que uma pessoa que não possui interesse.

Aproximação com os clientes e potenciais clientes.

Uma boa estratégia de Inbound Marketing faz com que seja gerada uma conexão muito grande com o seu potencial cliente, gerando um sentimento de confiança. Isso porque, se uma pessoa pesquisa por algo na internet e encontra um conteúdo de sua empresa que resolva o problema que ela estava enfrentando, gera uma gratidão que faz com que seja criada uma conexão e familiaridade entre sua empresa e a pessoa. Quanto maior a conexão e a confiança que esse potencial cliente possui com a sua empresa, maior a probabilidade de ele comprar de você.

Além disso, com a produção contínua de novos conteúdos que ajudam de alguma forma esse potencial cliente, sua empresa consegue sempre estar mantendo contato com aquele pessoa e, mesmo que ela não venha a fazer negócio com a sua empresa de início, em algum momento ela se lembrará de sua empresa e poderá comprar seus produtos ou serviços e até mesmo indicar para outra pessoa.

Ciclo mais curto de vendas.

O ciclo de vendas é processo que um potencial cliente passa desde o momento em que ele conhece a sua empresa até o momento em que ele efetivamente compra algo ou contrata algum serviço de você. Quanto maior o tempo que esse potencial cliente leva para se transformar em cliente, maior o ciclo de vendas dele e consequentemente, maior o valor de aquisição desse cliente, pois serão necessárias mais ações de marketing e divulgação para trazer essa pessoa para a sua empresa.

Uma das maiores vantagens do Inbound Marketing é que ele pode ser o grande responsável por reduzir o tempo necessário para levar alguém a comprar algum produto de sua empresa. Isso acontece, pois um conteúdo altamente relevante e segmentado pode fazer com que a pessoa se familiarize mais com a sua empresa e se convença mais rápido a tomar uma decisão de compra.

Diminuição de custos.

Como foi falado anteriormente, as estratégias de Outbound Marketing são muito mais caras em relação às do Inbound Marketing por envolverem compra de mídias em redes sociais, televisão, outdoors, cartazes, etc. Apesar disso, elas possuem um grande poder de alcance, podendo trazer uma quantidade muito grande de pessoas que estejam interessadas ou não em sua empresa.

As estratégias de Inbound Marketing por sua vez, não envolvem compra de mídias para o alcance de potenciais clientes, o que diminui muito os custos de divulgação. E o interessante é que essa diminuição de custos não faz a sua empresa sofrer com a perda de qualidade ou diminuição de resultados, pois com essa estratégia chegarão pessoas segmentadas e interessadas em seu negócio.

Ticket médio maior.

Potenciais clientes que foram bastante qualificados e informados durante o processo de venda, através de conteúdos de altíssima qualidade, se sentem muito mais familiarizados com a sua empresa e consequentemente mais confiantes para comprar. Isso faz com que eles façam uma compra maior em sua empresa de início ou voltem a comprar novamente depois de um certo tempo, aumentando seu LTV (Life Time Value), que é o valor médio que cada cliente gasta em sua empresa.

Além disso, o Inbound Marketing, por não ser uma estratégia invasiva, previne que seu cliente se assuste e acabe não fazendo negócio com a sua empresa, por ela ter sido agressiva e tentado vender antes da hora.

Processo do Inbound Marketing.

Fonte: https://bhsoftwares.com/email-marketing/