Trabalhadores Autônomos: Por que ter um Software de Gestão?
28 out 2021 por
B7 Digital

Você sabe qual é a importância de um software de gestão para controlar as atividades de trabalhadores autônomos?

Muitos gestores de pequenas e médias empresas e até mesmo pessoas que trabalham por conta própria, cometem o erro de achar que somente grandes empresas necessitam de um sistema interno para gerenciar e controlar as atividades e integrar os diversos setores.

Isso é um grande mito. Até mesmo os profissionais autônomos necessitam de ferramentas para controlar suas atividades, analisar a sua situação financeira e avaliar se o seu negócio está, de certa forma, gerando o resultado esperado. Todas essas ferramentas garantem uma maior organização do seu processo de trabalho. E essa organização pode ser totalmente decisiva para o seu estabelecimento no mercado de trabalho.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no segundo trimestre de 2021, o número de trabalhadores que atuam por conta própria no Brasil corresponde a 28,3% de toda a população ativa no mercado de trabalho. Esse número representa um aumento de 4,2% em relação ao trimestre anterior.

Com esses dados, vemos que cada dia mais cresce o número de trabalhadores autônomos, sendo necessário, independente do setor em que você atua, ferramentas para garantir a organização e conseguir se destacar nesse meio.

Uma dessas ferramentas é o software de gestão.

trabalhadores autônomos

O que é um Software de Gestão?

Um software de gestão é um sistema, que pode ser instalado em seu aparelho ou funcionar de forma totalmente online, e auxilia na organização e na centralização das atividades, informações e documentos do negócio.

É através desses programas que podemos ter um maior controle e organização do nosso processo de trabalho, administrando de forma simples as finanças do negócio, os clientes, atividades a serem desenvolvidas, emissão de notas fiscais e gerando relatórios específicos para a análise e tomada de decisão de forma mais acertada.

Qual a importância de utilizar um software de gestão para os trabalhadores autônomos?

Um sistema de gestão é essencial tanto para o trabalhador autônomo até o gestor de uma grande empresa. Isso porque ele garante uma maior organização e controle do negócio, trazendo bastante agilidade no cadastro e análise de informações. Isso permite uma maior assertividade na tomada de decisões importantes para a continuidade do trabalho, além de aumentar a produtividade.

Além disso, ser organizado no processo de trabalho e nas entregas para os clientes, ser pontual nos compromissos e sabendo gerenciar de forma correta o seu trabalho e suas finanças lhe farão ser percebido com alto grau de profissionalismo por parte dos seus clientes.

Principais funcionalidades de um software de gestão para trabalhadores autônomos:

Agora que você já sabe o que é um software de gestão e como ele pode auxiliar os trabalhadores autônomos na maior organização e controle do trabalho, garantindo um maior profissionalismo, vamos apresentar algumas das funcionalidades de um software de gestão para esse tipo de trabalhador.

Controle Financeiro.

Através dessa ferramenta, você consegue ter um maior controle das finanças do seu negócio. Com esse sistema, você pode adicionar e analisar todo o fluxo de caixa do seu trabalho, acompanhando de forma detalhada as movimentações financeiras de seu trabalho durante certo período de tempo, que pode ser semanal, mensal, etc.

Através do fluxo de caixa, o autônomo pode ter um maior controle das entradas e saídas de capital do seu trabalho profissional.

Isso garante uma maior organização por parte do autônomo, permitindo fazer análises detalhadas sobre o andamento de suas atividades, definindo metas e tomando decisões mais assertivas.

Você gostaria de ler um pouco mais sobre controle financeiro? Leia esse artigo: 5 dicas para uma gestão financeira eficiente.

Gestão de Contas.

Através de um sistema de gestão, o autônomo consegue ter um maior controle sobre as contas a receber de seus clientes e as contas que devem ser pagas.

Isso permite que o autônomo tenha o controle de forma organizada das contas que devem ser recebidas dos clientes, facilitando a cobrança e evitando possíveis mal-entendidos ou esquecimentos pela falta de organização na cobrança dos clientes. Além disso, depender somente da sua memória e não ter um controle organizado das contas a pagar pode gerar problemas no futuro, se você esquecer de realizar o pagamento de uma conta importante.

Portanto, o software de gestão irá auxiliar na organização e controle das contas a receber e pagar, evitando possíveis esquecimentos.

Gestão de Clientes.

O cliente é sem dúvida a parte mais importante de seu negócio. Independentemente se você trabalha por conta própria ou gerencia uma grande empresa, sem os clientes seu negócio não é nada.

Por isso, é extremamente importante possuir ferramentas para administrá-los da melhor forma possível, sabendo a necessidade que cada um tem e conseguindo suprir essa demanda na hora certa.

Para que esse controle seja o mais organizado possível é necessário possuir um sistema de gestão. Através dele você consegue organizar os seus clientes de acordo com os critérios que você estabelecer e de acordo com o nível em que eles se encontram no funil de vendas. Isso facilita muito a comunicação de forma assertiva com os seus clientes e até mesmo potenciais clientes.

Atividades e Calendário.

Essa funcionalidade é essencial para aquela pessoa que costuma esquecer dos compromissos que marcou. Através de um software de gestão, o autônomo consegue ter um controle muito maior das atividades que já foram desenvolvidas e das que ainda serão feitas.

Isso garante uma maior organização e evita possíveis esquecimentos e erros que prejudicariam o processo de trabalho. Um sistema de gestão permite até mesmo que você receba uma notificação, sendo avisado de um compromisso ou uma atividade que está cadastrada em seu calendário.

Recibos e Ordens de Serviço.

Através de um software de gestão, o autônomo consegue gerar recibos e ordens de serviço de forma totalmente simples e automatizada, sem a necessidade da utilização de papel.

Isso evita um acúmulo desnecessário de documentos físicos que ocuparão espaço e evita também uma possível perda de informações importantes. Todos os documentos gerados ficarão salvos na nuvem e poderão ser acessados facilmente através até mesmo do celular.

Você deseja organizar sua rotina de trabalho e ter um maior controle de suas atividades e do andamento de seu negócio como profissional autônomo? Fale com a equipe da B7 Gestão.